Buscar
  • Fernando Coelho

GERAR VALOR NA CRISE FARÁ A DIFERENÇA PARA O CRESCIMENTO DOS NEGÓCIOS PÓS-COVID 19

O Covid 19 abalou não apenas a saúde mundial como a economia e gestão das marcas e negócios. De acordo com o estudo da McKinsey, o fechamento de varejo não essencial e as medidas de isolamento social deram um choque na economia, afetando severamente a vida dos brasileiros.


COMO ESTÁ O CENÁRIOS BRASILEIRO E CONSUMO NACIONAL?


·        Segundo o estudo, 80% dos brasileiros estão pessimistas ou inseguros com relação à economia;


·        40 % dos consumidores estão com medo de perder o emprego;


·        50% dos pesquisados tiveram a sua renda reduzida;


·        e 70% dos brasileiros estão cortando gastos.


NESTE CENÁRIO, O QUE MARCAS DEVEM FAZER EFETIVAMENTE PARA GERAR VALOR E APLICAR UMA GESTÃO RESILIENTE?


É preciso que as organizações se protejam e tenham um time efetivo de gestão de crise com especialistas multidisciplinares das áreas de finanças, comercial, marketing, inovação e recursos humanos, pensando efetivamente em soluções balizadas em um tripé de 3 R’s: responder, retomar e reimaginar.


RESPONDER: Para a McKinsey, os negócios precisam garantir medidas apropriadas de resposta a crise e continuidade da operação.


RETOMAR: o processo de retomar se dá durante e após a crise. É fundamental gerenciar o período de crise e endereçar oportunidades para uma retomada mais saudável e rentável.


REIMAGINAR: Todos os gestores precisam reimaginar como será o “novo normal” e definir implicações em como a empresa deveria reinventar e desenhar a estratégia e operação.


Outro ponto importante que os negócios devem ficar atentos se refere a capacidade de gerar valor nas relações comerciais, para isso, é essencial que as marcas: destravem o balanço e preservem a liquidez do negócio, se transformem rápido, tenha uma mentalidade pós-crise pensando em inovações e ações de longo prazo, e adaptem o seu modelo operacional de forma ágil.


E ai, a sua marca está gerando valor de forma resiliente? É fundamental se ajustar às novas necessidades do consumidor, alavancando os canais digitais e ofertas, bem como apostar em construir capacidades para melhorar o modelo operacional. Pense nisso!


Fernando Coelho


Publicitário, Professor Universitário e Escritor. Consultor Palestrante em Experiência do Cliente. Mestre em Ciências da Educação e Administração Escolar com Pesquisa na área de Tecnologia da Informação e Comunicação; MBA em Marketing; Especialista em Administração Estratégica e Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior. https://www.fernandocoelhoconsultoria.com/

2 visualizações0 comentário