top of page
Buscar
  • Foto do escritorFernando Coelho

IDENTIDADE VERBAL DA MARCA


Você já deve ter visto como algumas marcas são sempre lembradas em suas categorias e isso se dá graças ao bom trabalho de branding e entrega de experiência que elas desenvolvem.


Pensar estrategicamente em vendas, perpassa por desenvolver táticas de comunicação, marketing, atendimento e experiência do cliente, e uma das ações que podemos alinhar a nossa estratégia é a identidade verbal da marca.

De acordo com LLYC, em momentos como esses de pandemia e alto grau de ansiedade social, é necessário lembrar que a nossa marca é muito mais que um logotipo ou um simples anúncio de publicidade: é um dos ativos estratégicos mais importantes do negócio, encarregado de construir relacionamentos emocionais com as pessoas.

A identidade verbal é responsável por criar conexões auditivas, visuais e emocionais com o consumidor.


MAS, O QUE EXATAMENTE É IDENTIDADE VERBAL?


A identidade verbal é uma técnica de linguagem e escrita e que possibilita às marcas contarem sua história e serem percebidas de maneira tangível e consistente. É a seleção de elementos verbais que compõem as falas, textos e peças de uma marca, fazendo o público ao escutar construir uma conexão e memória com a marca.

Ela pode estar presente no

  • Naming (o nome da marca);

  • Mensagem escrita ou falada

  • Tom de voz;

  • Slogan;

  • Estilo de texto

ALGUNS EXEMPLOS DE IDENTIDADES VERBAIS:

Leia as frases abaixo e me diga de qual marca você se lembra.

“Tenha um dia todo azul”

“Venha fazer bem feito”

“Isso muda o mundo”


Estes são exemplos de frases que possuem total identidade com as marcas AZUL, GRUPO MATEUS e ITAÚ.


A Azul Linhas Áreas, por exemplo, sempre usa essa expressão em suas ligações de call center, nos desembarques de aeronave e textos publicitários. Este é um claro exemplo de conexão por meio da fala.


A identidade verbal deve estar presente em todos os touch points (pontos de contatos) da empresa com o cliente. E se você é pequeno negócio, pode desenvolver a sua hoje mesmo. Ela deve ser utilizada nas embalagens, rótulos, pontos de venda, apresentações, discursos, call center, chats, comerciais.


Essa estratégia com absoluta certeza ajudará consideravelmente no processo de lembrança de marca.

Fernando Coelho

Autor do livro Customer Experience Descomplicado e mais 4 livros. Doutorando em Gamificação.  Mestre em Tecnologias Educacionais. MBA em Marketing, Especialista em Administração Estratégica e Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior. Gestor de Branding e Desenvolvimento do Ceape Brasil ,Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Marketing, Inovação e Experiência do Cliente da UNDB.

23 visualizações0 comentário
bottom of page