Fernando Coelho

jan 292 min

TIPOS DE TREINAMENTO POR COMPETÊNCIAS

Um erro comum que vejo nas empresas quando pergunto se existe um programa de treinamento estruturado, é o gestor ou dono dizer que: "a gente treina todos os produtos que chegam aqui"

Negócios são feitos por pessoas, e pessoas precisam ser desenvolvidas em sua integralidade, por isso, é tão importante que haja a descrição das competências de cada posição e que os treinamentos sejam pensados a partir das diferentes competências.

Sempre que um negócio for estruturar um programa de treinamento e capacitação, aqui na Escola de Experiência do Cliente e Negócios, orientamos que é fundamental dividir para todos os cargos os tipos de treinamento por competências técnicas, comportamentais e organizacionais.

COMPETÊNCIAS TÉCNICAS:

As competências técnicas são aquelas que o colaborador adquire por meio de treinamentos, cursos, palestras, experiências em outras organizações, leituras, vídeos. Elas irão ajudar o profissional a ter um melhor desempenho nas atividades que desempenha.

COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS:

Estão ligadas aos aspectos comportamentais como conjunto de conceitos de valores, atitudes, percepção e aprendizagem que proporcionam a possibilidade de análise dos comportamentos individual e coletivo (Stepanski & Costa, 2012)

COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS:

As competências organizacionais são um conjunto de características que o colaborador precisa possuir e que estejam ligadas a cultura e DNA do negócio, que caso bem empregadas, podem levar a empresa para o topo de forma sustentável. As competências organizacionais são vastas, vão desde a missão, a visão e os valores do negócio ao papel ideal do colaborador na organização.

Ao mapear de forma adequada cada competência necessária para aquela função, o gestor de rh ou área será capaz de estruturar um programa de capacitação adequado.

O erro dos programas de treinamento que em geral vejo aplicado no mercado, é acreditar que somente a sala de aula é uma ferramenta eficiente. Na minha visão como educador e executivo de negócios, as empresas precisam cruzar seus programas de capacitação de forma multidisciplinar e híbrida, usando diferentes recursos para capacitar e reforçar conhecimento no time, criando uma grande atmosfera de educação no negócio. 

O ideal para quem deseja possui um programa de treinamento e desenvolvimento de sucesso, é criar uma visão de capacitações anual e revisada a cada 12 meses, dividindo os treinamentos por tipo de competências, cargos e posição hierárquica.

Por exemplo:

Quais capacitações e competências todos dentro da organização devem realizar?

Quais competências os vendedores devem possuir?

Quais competências somente os operadores de caixa devem desenvolver?

Quais competências o time de líderes devem possuir?

A partir desta visão, o processo fará muito mais sentido e se tornará muito mais assertivo. Negócios que treinam mais, são mais lucrativos e eficientes. 

Conheça as nossas soluções em treinamentos para a sua empresa.

Fernando Coelho

Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Autor dos Livros CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na prática e mais 4 obras. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare, Gestor de Marketing no Grupo Terra Zoo e Mentor e Treinador de Negócios como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras marcas. 

    150
    1