top of page
Buscar
  • Foto do escritorFernando Coelho

COMO UTILIZAR A GAMIFICAÇÃO PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE?


Você já ouviu falar em gamificação? Desde que nascemos estamos o tempo inteiro dentro de um jogo, se pararmos e analisarmos, o nosso cérebro está o tempo inteiro aprendendo novas coisas, tentando passar de fases, buscando compreender regras, sendo avaliado e pontuado e por aí vai. Estamos em volta a um grande sistema de gamificação.


Mas, exatamente o que é gamificação? É muito comum gamification ser confundido com jogos, brincadeiras ou games em geral, mas gamification não é jogo. Gamification é uma técnica que aplica elementos de jogos em ambientes de não jogo.


Traduzindo, gamificação é o uso da mecânica de jogo para engajar pessoas, resolver problemas e motivar ações em ambientes fora do contexto de jogo.


Mas, quais são estes elementos de jogos? Todo jogo é composto por fases, regras, jogadores, pontuação, feedbacks e premiações. Podemos incluir outros elementos, mas, estes são alguns básicos.


AGORA, IMAGINE PEGAR ESTES ELEMENTOS E LEVAR PARA OUTROS AMBIENTES, COMO POR EXEMPLO, O VAREJO?


Só para você ter uma noção, 40% das empresas da Fortune 1000 já implantaram a metodologia de gamificação em seus negócios. Um outro estudo da Gartner, mostra que 70% das maiores marcas do mundo utilizam estratégias de gamification e que ela pode ajudar no aumento da probabilidade de cliques para compras on line em 600%.


Os jogos ativam a dopamina no cérebro, provocando a sensação de prazer e isso explica por que as pessoas gostam tanto de participar de desafios e competições.


Imagine só a sua marca criar uma campanha de vendas onde os clientes podem passar por fases, compartilhar os seus resultados, receber feedbacks constantes e serem recompensados com brindes, descontos ou vouchers, por exemplo? Tudo isso sustentado por um mote criativo instigante e alinhado com a persona da marca?

Campanhas de vendas, incentivos, premiações, tudo isso pode ser embalado com estratégia de gamificação. A recompensa é um elemento indispensável na gamificação, e a ideia de ganhar prêmios aumenta a motivação de quem está interagindo.


Pense nisso no seu negócio e boas vendas.


Publicitário, Professor Universitário e Escritor. Consultor Palestrante em Experiência do Cliente. Mestre em Ciências da Educação e Administração Escolar com Pesquisa na área de Tecnologia da Informação e Comunicação; MBA em Marketing; Especialista em Administração Estratégica e Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior. https://www.fernandocoelhoconsultoria.com/

21 visualizações0 comentário
bottom of page